O psicólogo online faz o atendimento ou a terapia utilizando os meios eletrônicos como Skype, chat, videoconferência, e-mail, WhatsApp, Line, etc. A diferença é que a conversa não será ao vivo, mas mediada por um aplicativo que capte áudio e vídeo.
As pessoas buscam terapia principalmente para aliviar sofrimentos, insatisfações, resolver dificuldades afetivas e para entenderem mais sobre si. Portanto o atendimento online ou presencial, o objetivo da terapia é mostrar o caminho mais curto e menos sofrido para que cada um alcance seus objetivos. Poderemos tratar de assuntos genéricos ou específicos, bem como:
- Controle de stress
- Controle da ansiedade
- Tratamento para depressão
- Dificuldades afetivas e sexuais
- Solidão
- Insegurança
- Luto
- Medos/fobias
- TOC
- Conflitos em relacionamentos
O atendimento feito pelo psicólogo online é um serviço aprovado pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP). Assim como o presencial, o atendimento online também é regido pela ética, qualidade e confidencialidade.
Quais as vantagens de fazer terapia online?
As principais vantagens da terapia online são: acessibilidade, alcance em regiões distantes, conveniência de local e otimização de tempo. Além disso é uma opção acolhedora para expatriados e imigrantes.
Como funciona o atendimento do psicólogo online?
É fácil e rápido agendar seu primeiro atendimento, seguindo três passos:
- Primeiramente, converse com a psicóloga e agende um horário pelo WhatsApp.
- Efetue o pagamento por transferência ou pagamento de boleto. A melhor alternativa poderá ser combinada entre as partes. O comprovante de pagamento deve ser enviado com pelo menos 6 horas de antecedência do horário agendado para o atendimento.
- Agora é só aguardar o horário para nossa primeira sessão.
Os atendimentos serão realizados nos horários previamente agendados. Caso haja problemas técnicos como falta de energia ou falhas na conexão, com a finalidade de ter o melhor atendimento, novo contato será feito para reagendamento de horário, sem custos adicionais.
Faltas e atrasos
De forma geral, atrasos (além da tolerância) ou faltas por parte do paciente sem aviso prévio, serão cobrados como sessão realizada, não havendo devolução do valor pago antecipadamente.
Caso o paciente tenha problemas em relação ao horário, deverá entrar em contato com até 6 horas antes do horário agendado para a sessão, por mensagem no Skype ou WhatsApp. Caso a sessão reagendada não seja realizada, não será possível novo reagendamento.
No caso de atrasos, a tolerância é de 20 minutos. Após este tempo, caso o paciente deseje realizar a sessão dentro do tempo restante, será necessário enviar uma mensagem pelo Skype ou WhatsApp para avisar a psicóloga. O horário final da sessão não será prolongado.
Segurança
É importante que o paciente reserve horário e local com privacidade para a realização dos atendimentos assim como manter um antivírus atualizado também auxiliará na segurança das informações. Além do mais, é recomendado utilizar apenas computadores pessoais, não manter registro da informações e apagar históricos dos atendimentos, dessa forma você evita extravio indevido de informações.
Portanto, não é autorizada a gravação das sessões.
Eesse serviço só poderá ser prestado por um psicólogo devidamente autorizado assim como registrado no CRP – Conselho Regional de Psicologia.