fbpx

O que eu faço para ter amigos? 4 dicas especiais.

O que faço para ter amigos - 5 dicas especiais

 

Tenho muitos conhecidos, pessoal da escola/faculdade, no trabalho, no clube, pessoal da família que é mais próximo, mas não sinto que eu tenha aquela pessoa que me entende e com quem eu possa contar… eu não tenho um melhor amigo.

Eu até tenho algumas pessoas com quem eu gostaria de conversar, mas sempre que as procuro elas nunca me retornam, ou nunca tem tempo para mim.  Eu fico sempre me perguntando o que eu faço para ter amigos de verdade?  Como devo me aproximar das pessoas?  O que eu devo dizer?

 

Se você se identificou com alguma parte desse relato, esse texto é para você!  Quero lhe apresentar algumas dicas para que você se sinta mais confiante ao fazer novas amizades.

Em primeiro lugar é importante pensarmos que para termos mais amigos é preciso QUERER fazer novos amigos.  E isso significa que será necessário nos dedicarmos a alguns pontos:

  1. Identificar lugares onde possamos encontrar novas pessoas
  2. Escolher as pessoas de quem vamos nos aproximar
  3. Ter iniciativa para um primeiro contato
  4. Investir nessa nova relação de amizade

Vamos falar um pouquinho sobre cada um desses passos:

1. Identificar lugares onde possamos encontrar novas pessoas

Normalmente nos relacionamos com as pessoas que fazem parte do nosso dia a dia como na escola, no trabalho, na academia, na igreja, etc.  Mas muitas vezes nós nos dedicamos a um determinado grupo e nos fechamos a novos contatos.  Ou então nós frequentamos esses locais, como a academia ou igreja por exemplo, fazemos nosso treino, assistimos à missa/culto e vamos embora.

Nessa ultima situação estamos perdendo uma grande chance de conhecer novas pessoas que inclusive tem gostos e pensamentos parecidos com os nossos.  Desperdiçar isso é perder uma grande vantagem de já ter assuntos em comum para iniciar uma conversa.

Portanto você precisa considerar que todos os  locais que gosta de frequentar são perfeitos para conhecer novos futuros amigos.

2. Escolher as pessoas de quem vamos nos aproximar

Após observarmos o ambiente, é preciso agora observar as pessoas que podemos conhecer neles para fazermos amizade.  Essa observação é um grande treino e vamos nos aprimorando quanto mais praticamos.

É importante que você olhe as pessoas, vejam como elas são, o que fazem, o que leem, sua vestimenta, seu jeito de se comportar.  Tudo isso faz com que você consiga avaliar se são pessoas que parecem com você ou não.  Afinal é muito mais fácil fazer amizade com pessoas mais parecidas com o nosso jeito.

3. Ter iniciativa para um primeiro contato

Quando você identificar pessoas que lhe pareçam interessantes, é a hora de planejar o primeiro contato.  Para essa aproximação é interessante considerar as chances de que a pessoa possa lhe dar atenção.  Pessoas ocupadas, em grupo ou muito concentradas normalmente não prestam atenção ao que acontece em volta e tendem a não responder tão bem os contatos.

Observe outras pessoas que estejam sozinhas, talvez ela também tenha a mesma necessidade de fazer novos amigos.  Esse primeiro contato normalmente começa com um olhar, que se a pessoa corresponder, demonstra que esta prestando atenção em você.

Pense num assunto que vocês possam ter em comum para começar a conversa.  Cumprimente as pessoas com um sorriso no rosto – aquelas que responderem ao cumprimento estão mais propicias a conversar.  Assim, com a observação desses pequenos detalhes, você consegue avaliar as pessoas que estão mais disponíveis para se engajar numa conversa e terá mais chances de ter sucesso.

Por vezes as pessoas não estarão disponíveis, mas tudo isso é um treino, lembra?  Quanto mais você se expuser a essas situações, mais vai conseguir avaliar, escolher as pessoas e ter resultados positivos.

4. Investir nessa nova relação de amizade

Agora que já conseguiu fazer o primeiro contato, é importante alimentar essa amizade.  Afinal de contas uma amizade começará com a troca de algumas informações.  Posteriormente vocês vão iniciar uma conversa mais longa e poderão se conhecer melhor, trocar mais ideias e descobrir coisas em comum.

Alimentar a amizade significa manter contatos frequentes, pensar em fazer coisas juntos, convidar a pessoa para programas em outros lugares além dos que vocês já se encontram habitualmente.

Também nessa questão de investir na amizade é preciso pensar que as pessoas tem opiniões diferentes das nossas, e é preciso respeitar isso.  Não é porque pensamos sobre algumas coisas de maneira diferente que não poderemos ser grandes amigos.

Os amigos também são sinceros uns com os outros, mas sem usar agressividade.  A honestidade sobre seus sentimentos, compartilhar seus pensamentos, saber ouvir, aprender a conhecer os interesses do outro e respeitá-los, ser flexível até para programas que não são tão interessantes a você mas que agradam muito o outro,  todas essas habilidades são imprescindíveis aos amigos.

Muitas vezes em nossas vidas nós nos concentramos em velhos grupos de amigos e nos fechamos para novas experiencias.  Atualmente a tecnologia facilitou encontramos pessoas que há muito tempo não víamos ou não falávamos.  Mas dificultou o contato mais intenso com as pessoas.

Hoje em vez de ligarmos nós usamos o WhatsApp ou Messenger.  Lembramos dos aniversários quando os aplicativos nos enviam lembretes.  As relações estão ficando mais numerosas, mas as vezes menos intensas.

As pessoas têm pouco tempo para se encontrar, pois o trabalho, a escola, as atividades são tantas ao longo do dia que falta tempo para encontrar os amigos.

Temos todos que fazer um esforço para nos dedicar àquilo que é mais valioso para nossa vida.

Agora com essas dicas você já sabe o que pode fazer para conquistar novos amigos.  Vamos ao desafio?!

2 opiniões sobre “O que eu faço para ter amigos? 4 dicas especiais.

  • 5 de outubro de 2020 em 19:25
    Permalink

    Boa noite preciso de um amigo que eu possa conversar me sinto muito sozinha

    Resposta
    • 15 de outubro de 2020 em 00:27
      Permalink

      Olá Maria Lucia! É muito importante buscar pessoas com quem possa conversar. Sugiro que você pense em atividades da quais gosta de fazer e busque grupos que tenham o mesmo interesse como por exemplo: sigo uma religião e busco um grupo da igreja; gosto de fazer esportes então busco uma academia; coisas simples mas que você terá mais facilidade em conhecer pessoas que tenham algo em comum e assim será mais fácil poder fazer novos amigos.

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Agende seu horário