fbpx

Está difícil tirar suas metas do papel? Não perca essas dicas.

tire suas metas do papel

Metas SMART

 

O que são Metas SMART?

Metas são objetivos que temos em nossas vidas e a estratégia de torna-las espertas faz com que tenhamos uma probabilidade muito maior de que sejam conquistadas.

 

Para isso utilizaremos a técnica da meta SMART que consiste em descrever cada meta que temos em nossa vida, contemplando 5 itens: S (Específico), M (Mensurável), A (Atingível), R (Relevante) e T (Temporal).

 

Vejamos cada um desses atributos:

S (Específico)

O primeiro cuidado para a construção de uma boa meta é considerar que ela deve ser específica, ou seja, deve ser descritiva em detalhes para que não exista possibilidades de falhas em sua execução.

Ex. meta geral:  quero emagrecer

Algumas questões que podem auxiliar na construção de uma meta específica:

O que eu quero com essa meta?

Quem é responsável por ela?

Como ela será batida?

Por que ela existe?

 

Ex. Meta específica: quero emagrecer 3 kg fazendo exercícios físicos e mantendo uma alimentação balanceada para evitar o sobrepeso e manter meu corpo bonito.

 

O que eu quero com essa meta? Emagrecer 3 kg

Quem é responsável por ela? Eu e terei apoio de um personal

Como ela será batida? Utilizando alimentação adequada e fazendo exercícios físicos

Por que ela existe? Para melhorar minha saúde e manter meu corpo bonito

 

M (Mensurável)

Já dizia Peter Drucker, um dos gurus da Administração Moderna, que o que não pode ser medido não pode ser gerenciado. Portanto, depois de especificar nossa meta devemos ser capazes de mensurá-la, medi-la.  Para isso algumas perguntas podem auxiliar:

 

Quanto é o resultado esperado da minha meta?

Quanto tempo será necessário para realizá-la?

Continuando a construir a nossa meta do exemplo anterior, teremos um resultado mais ou menos assim:

 

Meta Mensurável: quero emagrecer 5 kg no próximo trimestre, fazendo exercícios físicos diariamente e mantendo uma alimentação balanceada com pelo menos 30% a menos de calorias, para evitar o sobrepeso e manter meu corpo bonito.

Quanto é o resultado esperado da minha meta? Emagrecimento de 3kg; redução de calorias; inclusão de exercícios físicos.

Quanto tempo será necessário para realizá-la –  próximo trimestre

 

A (Atingível)

Quando colocamos uma meta impossível, causamos sentimentos de frustração e acabamos por abandonar a meta.   Mesmo que o objetivo final seja grande, é importante subdividir as metas para que os esforços feitos sejam recompensados com o alcance do objetivo proposto.

 

Meta atingível – quero emagrecer 5 kg no próximo trimestre, fazendo exercícios físicos diariamente e mantendo uma alimentação balanceada com pelo menos 30% a menos de calorias, para evitar o sobrepeso e manter meu corpo bonito.

 

A redução das calorias pode ser gradual, por exemplo, sendo que na primeira semana reduzirá 10% da caloria dos alimentos até atingir os 30%.

 

Para construir uma meta atingível você deve:

Analisar o seu histórico e dizer se a meta é atingível

Avaliar neste caso junto a um nutricionista e médicos para verificar as condições físicas do organismo para realizar essas mudanças.

 

R (Relevante)

Para que a meta seja relevante, ela deve ser significativa para você.  E para que você veja um significado ela tem que realizar um objetivo que VOCÊ deseja e não que alguma outra pessoa ache importante.  Afinal para atingir seus objetivos será necessário muito esforço, e se ela não lhe parecer relevante, é muito provável que você a abandone no meio do caminho.

 

Pense em seus objetivos gerais para sua vida, e subdivida-os em pequenas metas.  Assim ficará mais fácil para que você se lembre o motivo pelo qual está se esforçando.

 

T (Temporal)

Se você não tiver um prazo, não conseguirá verificar o que precisa mudar ao longo de sua caminhada.  Estabelecer um tempo limite para que ela aconteça é fundamental para a mensuração e também para que outras coisas não sejam colocadas como prioridade.

 

É fundamental revisar a meta constantemente, e por vezes, reduzi-la um pouco mais, e até aumenta-la, respeitando a situação que você esta vivendo, as dificuldades que encontrou quando foi colocar seu plano em ação ou até mesmo os resultados surpreendentes que teve e que considera que naquele mesmo tempo estabelecido, pode melhorar resultados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Agende seu horário