Câncer de mama x relacionamentos. As pessoas mudaram comigo depois do diagnóstico e não sei o que fazer.

O câncer de mama influencia diretamente na identidade da mulher e sua feminilidade.  Qualquer doença ou situação que gere risco para um indivíduo, impacta significativamente seus relacionamentos.

Todos nós sabemos que um dia iremos morrer, mas a proximidade de uma doença traz a morte tão perto, e no sentido mais positivo dessa experiencia, as pessoas passam a pensar em formas adequadas para aproveitar todas as oportunidades da vida.  Em outras situações a proximidade com a ideia de morte deixa as pessoas perturbadas e deprimidas.

É natural que os relacionamentos sejam abalados: insegurança, medo, mudança de rotina, alto nível de exigência sobre o outro, percepção diferente sobre a parceria, superproteção, dentre outros.

Fique atento as mudanças do cotidiano da família e do casal.

O importante a pensar é que as relações são construídas a partir da dedicação dos envolvidos; se estou dedicada à minha recuperação física, não estou disponível para investir na relação por exemplo.  E nesse ínterim, a outra pessoa me vendo com necessidades específicas, tende a me prestar mais auxílio.  Essas mudanças ocorrem no cotidiano da família e do casal, e a maneira com que todos enfrentam as dificuldades advindas de uma doença como o câncer, é que nos dirá qual o tamanho do impacto sobre cada um.

Outra mudança importante são as alterações emocionais vivenciadas pelos indivíduos doentes.  Sejam elas estimuladas pelos medicamentos, seja pela situação de dependência/impotência/ansiedade inerentes à doença.

Agora, quando nos referimos especificamente ao câncer de mama, precisamos nos ater a uma questão muito peculiar relacionada à identidade feminina.  As mamas são parte de um símbolo de feminilidade, bem como: sensualidade, beleza, delicadeza e inclusive competência materna, no que se refere ao poder de amamentar a prole.

Um comprometimento da mama, impacta em como a mulher se sentirá na execução de seu papel de mulher e mãe.  Infelizmente a cultura da beleza perfeita só aumentará o medo e as sensações de inadaptação desta mulher.

Mas se você tem câncer de mama, lhe deixo algumas questões:

  • Como você acredita que estar lidando com o seu câncer?
  • Como tem tratado seu corpo?
  • E sua parceria, o quanto você tem se permitido compartilhar e dividir suas angústias?

Principalmente quando falamos sobre o relacionamento afetivo, ter dúvidas sobre seu corpo interfere diretamente no quanto desejamos ou não investir na relação.  O câncer de mama ainda é uma doença tabu e precisamos ensinar aos outros como gostaríamos de ser tratadas.

Muitas vezes a mulher se afasta e tem atitudes de afastamento da relação já no inicio do diagnóstico do câncer de mama.  Como consequência acaba se sentindo mais sozinha e menos desejada. Precisamos entender que é exatamente para o lado contrário que precisamos caminhar.  Não é necessário nem benéfico passar por isso sozinha.  Vale muito à pena pedir ajuda para aceitarmos um corpo diferente – que aos poucos poderá se recuperar dos prejuízos na pele, no cabelo, no peso, com a própria reconstrução das mamas, etc.

Partilhar medos, pedir ajuda, segurar uma mão amiga é o começo para enfrentar as dificuldades do tratamento e da recuperação.

Tratamento para o câncer de mama

Além dos protocolos para o tratamento do câncer de mama em seu aspecto físico, é imprescindível que a mulher se permita cuidar do psicológico.

A psicoterapia auxilia muito nessa necessidade de reestruturação corporal.  Entender que nosso corpo não é apenas um físico, mas uma construção emocional ao logo de nossa vida é importante.  Será necessário aprender uma nova relação com as mamas.  Será relevante entender como entende o afeto, o desejo sexual, sua imagem como mulher.

E só para terminar vale lembrar que o amor é construído aos poucos, seja em situações fáceis ou difíceis.  Somente se nos permitirmos investir na relação é que poderemos ter a outra parte compartilhando conosco e nos apoiando.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ava Reed is the passionate and insightful blogger behind our coaching platform. With a deep commitment to personal and professional development, Ava brings a wealth of experience and expertise to our coaching programs.

About the Coach ›

Newsletter

Weekly Thoughts on Personal Development

We know that life's challenges are unique and complex for everyone. Coaching is here to help you find yourself and realize your full potential.

About the Coach ›

× Agende seu horário