Terapia para Casal

Saiba como a terapia pode ajudar

Seu relacionamento não está bem?  Você olha e percebe que algumas coisas incomodam, mas não sabe como fazer para arruma-las?

A terapia para casal é uma alternativa para entender o que está acontecendo no relacionamento, e também descobrir estratégias para resolver aqueles problemas rotineiros que tornam a relação difícil, pesada e sem a magia do início.

Vocês já conversaram, as coisas melhoram no início, mas volta tudo como era antes após um tempo: brigas, falta de comunicação, afastamento…

Se você respondeu afirmativamente a uma das questões, certamente se beneficiará da terapia para casal.

Os motivos mais comuns que levam as pessoas a buscarem por essa terapia:

  • Brigas frequentes e por motivos “tolos”
  • Falta de comunicação – falar muito ou não falar
  • Agressividade desmotivada – falas ásperas, jeito rude de tratar, ironia
  • Distanciamento do(a) parceiro(a)
  • Questões sexuais
  • Traição
  • Discordâncias na educação dos filhos
  • Dificuldades em lidar com o estresse no trabalho -“trazer os problemas para casa”
  • Questões financeiras – dificuldade com o orçamento doméstico
  • Desejo de reconciliação

Quando não conseguimos resolver estas questões sozinhos, é importante buscar auxílio, e a terapia para casal será uma estratégia que discutirá as dificuldades e problemas da dupla e como estes afetam a relação. Sempre é possível implementar uma mudança que traga resultados positivos para a família.

Nestes encontros o casal pontuará os problemas que vivenciam e a psicóloga será a mediadora da comunicação, evitando que brigas e posturas individuais impossibilitem o diálogo e em consequência, a solução da questão.

O principal objetivo da terapia para casal é que ambos aprendam novas formas de lidar com os problemas cotidianos, evitando brigas e sofrimento, e para os problemas inevitáveis, que consigam discutir o assunto e chegar a um consenso, transformando o casamento numa relação saudável e em consequência trazendo mais qualidade de vida para toda a família.

É importante considerar que, em sendo um processo em conjunto, ambos devem estar predispostos para o processo de terapia para casal, abrindo-se para as conversas, desenvolvendo mais tolerância com o outro, desarmando-se das justificativas, melhorando o nível de comunicação e percepção dos problemas que afetam o(a) companheiro(a) para que consigam atingir o objetivo de ter uma vida saudável e harmoniosa.

Os atendimentos são feitos em conjunto, com duração de uma hora e meia. Em alguns momentos a psicóloga poderá solicitar que as partes venham sozinhas para facilitar a compreensão sobre cada um e assim auxiliar no atendimento à dupla.

Caso a profissional perceba alguma questão pessoal mais significativa, poderá sugerir terapia individual. Muitas vezes a terapia para casal e a terapia individual ocorrem simultaneamente trazendo resultados mais rápidos e melhorando a vida de ambos.

Todos os casais têm problemas.  O importante é aprender a resolvê-los, se comunicando bem e respeitando o outro.