Terapia Familiar

Saiba como a terapia pode ajudar

Como resolver um problema tão sério reunindo tantas pessoas que pensam e sentem de forma diferente e que vivem sob o mesmo teto?

Os problemas mais comuns são abuso de álcool ou outras drogas, dificuldades para lidar com os filhos, uma separação que está prestes a acontecer, uma doença grave, mudanças na situação econômica, ou seja, problemas que o grupo não consegue resolver e por consequência as relações entre os familiares são diretamente afetadas, resultando num abalo na estrutura familiar.

A terapia familiar é eficaz exatamente porque não se propõe a resolver o problema de um indivíduo em específico, mas tem como foco fornecer ao grupo uma nova maneira de lidar com as dificuldades de seus componentes, ou seja, sem conflitos, acusações, negligência ou supervalorização das situações.

O objetivo é ajudar a todos a compreenderem o que está acontecendo, quais as dificuldades que a família enfrenta e como tais dificuldades prejudicam o funcionamento da família.

Os maiores ganhos trazidos pela terapia familiar são:

  • Maior percepção dos sentimentos de cada um
  • Será possível que todos possam conhecer melhor um ao outro
  • Aprenderão a respeitar as características individuais
  • A comunicação será treinada constantemente, ou seja, aprenderão a não falar demais e nem deixar de falar quando todas as opiniões são importantes
  • Aprenderão a estabelecer negociação para as questões difíceis

A terapia irá reunir todos os familiares e com o intermédio da psicóloga será possível criar um ambiente propício para a discussão de alternativas e resolução dos problemas vivenciados. O ideal é que este mesmo modelo de discussão seja levado para o dia a dia da família nos momentos de necessidade.

As consultas serão feitas com todos os que puderem participar, e o ideal é que o máximo de familiares esteja presente em cada sessão; faltas de integrantes não inviabilizam o processo,

Os encontros têm duração de uma hora e trinta minutos e podem ser realizados mensal, quinzenal ou semanalmente, a depender da avaliação feita pela psicóloga juntamente com o grupo.

Venha conhecer como o processo da terapia pode ajudar sua família.  Venha conhecer nosso consultório no Morumbi.

AGENDE UM HORÁRIO