Controle da Ansiedade

Saiba como a terapia pode ajudar no controle da ansiedade

Agitação, taquicardia, sudorese, tonturas, medo de tudo, tensão, nervosismo, pensamentos negativos insistentes, dores, cansaço… Tem tratamento para isso – ansiedade!

A primeira coisa que é importante saber é que ansiedade é necessária. Sim, porque ela é responsável por impulsionar as pessoas a fazerem coisas. O problema está na sobrecarga da ansiedade, que paralisa o indivíduo e impede as ações.

Para compreendermos as causas, as consequências e os tratamentos para a ansiedade vejamos dois pontos:

1. Ah… O mundo moderno e SUAS exigências

O mundo exige estarmos ligados no trabalho, na escola, política, redes sociais em todos os momentos e ao mesmo tempo.  Perder qualquer informação nos deixará desatualizados, superados, obsoletos, atrasados.  O tempo com que as coisas avançam é o tempo que temos para persegui-las…
Acordamos e enquanto tomamos café já pensamos no e-mail para o chefe.  No trabalho ao responder o e-mail já nos preocupamos com a reunião de depois do almoço.  No almoço discutimos sobre quem buscará o filho na escola.  Na volta do almoço verificamos no WhatsApp se haverá adesões para a viagem do grupo de corrida, porque a passagem em grupo é mais barata e é necessário ficar em forma neste mundo tão exigente e UFA!! Se você sente cansaço só em ler, já percebeu os efeitos da ansiedade desmedida em nosso organismo – esgotamento físico e mental.

2. Ah… O mundo moderno e NOSSAS exigências

Então chega aquela situação em que você recebe uma promoção, vai se casar, ter um filho, começar no novo trabalho, vai para um primeiro encontro, pega o carro sozinho(a) pela primeira vez, não sabe o que o filho está fazendo agora, está prestes a participar de sua primeira competição no esporte, vai falar em público.
Ansiedade é quando desejamos muito uma situação.  Mas quando ela acontece vem o frio na barriga.  Nos questionamos se realmente estamos preparados para isso. Ansiedade é o medo de não conseguir, de algo ruim acontecer no meio, uma previsão negativa, um receio de não dar certo.

Ansiedade é viver o que ainda não aconteceu

Nos sentimos ansiosos sempre frente a situações das quais não conseguimos ter controle, e como não há esta previsão, também não conseguimos nos preparar para lidar com as dificuldades que virão.

Então vendo o ponto 2 entendemos que nós nos causamos ansiedade também…

Mas calma!  Respire fundo, pois há tratamento para a ansiedade: fazer terapia.

Nas sessões a psicóloga irá, juntamente com o cliente, investigar os sintomas, compreender as causas da ansiedade para cada indivíduo, e elaborar estratégias adequadas a cada tipo de sintoma apresentado.  Será necessário que o cliente aprenda a manter sua ansiedade dentro de um nível adequado e saudável, e aprenda estratégias para se comportar em situações onde não tenha controle sobre o que ocorrerá.  Também será possível discutir sobre as exigências do mundo e como lidar com elas, respeitando os limites individuais e as necessidades de enquadramento social.

Muitas vezes a combinação entre terapia e medicamentos é necessária para amenizar os sintomas físicos e psicológicos.

E para finalizar é importante considerar que, quando nosso organismo é colocado muitas vezes em situações de ansiedade excessiva, muitos sintomas físicos acabam se instalando levando a outras patologias como alergias, problemas no trato intestinal, dentre outros.  Por isso é fundamental iniciar o tratamento o mais breve possível a fim de evitar maiores complicações físicas e psicológicas.

Vamos lá, agende agora seu horário!  Venha conhecer meu consultório – fácil localização no Portal do Morumbi.

AGENDE SEU HORÁRIO

Agende seu horário