Terapia Individual

Você percebe que as coisas em sua vida não estão como gostaria?  Está se sentindo desconfortável com o que vem acontecendo? Veja como a terapia poderá lhe auxiliar.

A terapia individual é a estratégia mais conhecida de atuação do psicólogo clínico.  Descrevo a seguir como a terapia pode auxiliar nos problemas cotidianos, começando por apresentar como é meu trabalho.

Atuo como psicóloga no bairro do Morumbi na abordagem Comportamental.  Esta abordagem explica o homem por meio de seus comportamentos.  Isso significa dizer que o que pensamos, o que sentimos, nossas ações, tudo isso foi aprendido com base nas características herdadas da espécie humana (filogenética), na nossa história de vida e na cultura que estamos inseridos.  Tendo isso em vista, consideramos que tudo é possível de ser aprendido e modificado.  E o principal, que todo comportamento/sentimento/pensamento teve uma origem e tem um “objetivo” para acontecer na nossa vida.

Vamos a um exemplo:

Quando olhamos para uma criança que está chorando normalmente explicaríamos da seguinte maneira: ela está chorando porque está triste.   A terapia individual entenderá da seguinte maneira:  algo aconteceu para esta criança que a deixou triste e quando ela está triste a reação dela é chorar.  Então a terapia pode ajudar de duas formas:

  1. Ensinar a criança a ter alternativas para se comportar quando alguém não lhe dá o que ela quer (supondo que esse evento que a deixou triste), ou seja, em vez de chorar, pedir de outra forma, dizer porque deseja o objeto, etc.
  2. Ensinar alternativas para evitar sofrimento nesta situação:  ter mais tolerância à frustração e quando alguém negar um brinquedo, buscar outra coisa para fazer.

É uma explicação genérica apenas para mostrar como é possível conseguir que a pessoa tenha outras consequências do que faz, e não seja vítima de sentimentos negativos que geralmente a aprisionam e paralisam suas ações.

Enfim, a terapia individual irá auxiliar o cliente a compreender os motivos pelos quais tem tido sentimentos/pensamentos/comportamentos e a compreender a origem de tudo isso.  Após essa compreensão conseguiremos avaliar suas metas de vida e traçar alternativas para que suas ações sejam compatíveis com os objetivos que deseja.  

É muito comum percebermos que estamos nos desgastando imensamente por algumas coisas, que investimos muito em determinadas ações, mas que tudo isso não nos traz felicidade.  Quando se tem a oportunidade de análise, descobrimos que fazemos para satisfazer as expectativas da nossa família por exemplo, e não as nossas expectativas ou desejos… e aí fica claro então porque, embora tamanho esforço, não encontramos a felicidade.  A psicoterapia vai nos auxiliar a enxergar tudo isso com clareza e em sequência será necessário trabalharmos para responder a questões como: porque atendo expectativas do outro e não as minhas? O que aconteceria se atendesse aos meus desejos?  O objetivo é clarear as análises e ensinar novos caminhos, novas alternativas para que o cliente possa atingir suas metas de forma mais eficaz e com menor sofrimento possível.

No consultório faremos sessões semanais com duração aproximada de 50 minutos cada.  Ser psicóloga no Portal do Morumbi foi uma opção que teve como objetivo facilitar o acesso dos moradores e também dos profissionais que trabalham na região.   Considerando o transito e tempo de deslocamento necessário para nossas atividades, é recomendado que se escolha um local próximo à residência ou ao trabalho para fazer a terapia, assim a adesão ao tratamento fica facilitada.

Que tal experimentar?  Vamos juntos buscar novas formas para você encontrar a felicidade?

AGENDE SEU HORÁRIO

× Agende seu horário