Excesso de informações gera grande ansiedade – Covid 19

Com a pandemia anunciada, o mundo não fala em outra coisa além dos casos de Covid-19. Embora seja importante se informar, o excesso de notícias pode ser prejudicial à nossa saúde, pois gera stress físico e psicológico desnecessários. Confirma como evitar esse processo no texto a seguir.

Todos os dias quando ligamos algum meio de comunicação, nos deparamos com formas de prevenção ao vírus, promessas de cura, chás milagrosos, condutas sociais permitidas, confinamento anunciado, consequências político econômicas da crise que avança, etc etc etc.

A cada notícia que lemos, se algo que nos parece perigoso, é como se em nosso cérebro ligasse uma chave automática de preservação. Entramos em estado de alerta para tomadas de decisão.

Então chegam as noticias diversas, inclusive contraditórias, fake, e nos deparamos com a necessidade de decidir sobre o que seguir, o que fazer, como fazer, quando fazer! Ufa!! O cérebro entra em parafusos e isso nos gera grande stress.

Primeiro porque são muitas informações desencontradas que nem sabemos se são verdadeiras.

Segundo porque o número de informações que chegam é desproporcional à nossa capacidade de consumi-las e segui-las. Sentimos então medo de não estarmos fazendo o correto, medo de estarmos nos deixando vulneráveis.

E cada vez mais ficamos ansiosos por mais noticias que possam nos esclarecer sobre o que fazer para proteger a nós e aqueles que amamos. Nesse momento o excesso de informações gera grande ansiedade e muitas vezes nos vemos congelados, sem saber o que fazer.

O ciclo da ansiedade

O ciclo de ansiedade se fecha e se retroalimenta. Quanto mais noticias buscamos, mais noticias recebemos e mais ansiosos ficamos para termos ações correspondentes ao que é dito como ideal para nos livrarmos do risco da contaminação.

Mas então o que fazer se o excesso de informações gera grande ansiedade?

Para combater esse tipo de stress a melhor maneira é evitar que esse ciclo de ansiedade se instale. A alternativa mais eficaz é determinar dois ou três períodos do dia para se atualizar em relação as principais informações.

Nestes momentos é fundamental consultar fontes de informações confiáveis e com credibilidade. E por último, mas não menos importante, é entender que se houvesse uma cura milagrosa ou um alimento poderoso que fizesse com que o organismo combatesse esse vírus, certamente isso já teria sido divulgado pelas principais autoridades de saúde do mundo.

Não se engane com respostas fáceis; não se iluda com promessas de retorno rápido. Faça sua parte, se proteja por meio de boa higienização de tudo o que você utiliza e evite contato com aglomerações.

Em percebendo sinais de ansiedade, não hesite em agendar uma sessão online.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Agende seu horário