fbpx

Como mudar hábitos? Entenda e tente!

Como mudar de hábitos nessa época de pandemia? O que fazer para lembrar de detalhes tão naturais desde a forma de cumprimentarmos as pessoas até coçar o nariz? Entenda porque é difícil mudar e veja as dicas para conseguir se reeducar.

Falando de forma simplificada, aprendemos a nos comportar de três formas:

1 – Olhando um modelo – nós copiamos o que a outra pessoa esta fazendo. Por exemplo quando vamos à academia e o instrutor demonstra como fazer o novo exercício.

2 – Por instrução – recebemos orientações sobre como uma coisa deve ser feita. Por exemplo quando começamos num trabalho novo, e precisamos faze exercer nossa função dentro dos padrões e regras da empresa.

3 – Por tentativa e erro – vamos experimentando a maneira de fazer as coisas, até encontrarmos a que funcione melhor. Como quando estamos fazendo uma mudança e precisamos passar a geladeira por uma porta estreita. Nós viramos, erguemos, reviramos até encontrar a melhor maneira de coloca-la na cozinha.

De uma maneira ou de outra todos os nossos comportamentos serão aprendidos e nós os manteremos em nossas vidas porque eles resolvem nossos problemas.

Quando falamos em hábitos nos referimos a comportamentos que vão se repetindo, repetindo ao longo de nossa existência e chega uma hora que nem percebemos mais que os fazemos.

E não percebemos, ou porque eles são tão simples – como coçar o nariz – que não merecem uma reflexão sobre isso. Ou porque já faz tanto tempo que fazemos desta determinada maneira com sucesso, que nunca nem pensamos se há uma melhor forma de fazer.

Porém, em temos de pandemia, é necessário estarmos atentos a alguns hábitos, principalmente sociais e de higiene, para não termos ações que nos coloquem em risco.

Mas como mudar hábitos se eles já estão na minha vida há tanto tempo?

Entenda como é possível mudar um hábito e tente fazer.

Em grande resumo, a técnica mais eficaz seria chamar a nossa atenção para aquele comportamento que nem percebemos que acontece.

Desta maneira, se eu percebo que ele acontece, eu consigo pensar nele e mudá-lo. Mas vem outro problema: como vou me lembrar de perceber o comportamento e ainda de ter a nova ação mais adequada?

O segredo é você utilizar dicas para si mesmo, como essas:

  • Um curativo na ponta de um ou dois dedos ajuda a controlar o tanto de vezes que passamos a mão no rosto, no nariz;
  • Inverter a capa do celular para evitar contato com rosto antes de higienização;
  • Um papel na maçaneta do carro quando sair, ajuda lembrar de higienizar as mãos e fechadura antes de entrar;
  • Uma cadeira ou objeto que atrapalhe abrir a porta, ajuda lembrar de tirar o sapato antes de entrar em casa;

Desta maneira, quando olhamos para as dicas que estão em negrito no texto, aumentamos a chance de lembrarmos que devemos pensar em qual é a melhor maneira de agir.

Portanto, se você deseja saber como mudar hábitos, você terá que pensar em tudo o que deseja mudar. Logo depois precisará verificar qual é o melhor comportamento para a situação e eleger algumas dicas/sinais para te ajudar a lembrar.

Compartilhe nos comentários o que já conseguiu e deu certo. Se tiver algo que não esteja conseguindo, descreva também para sugerirmos alternativas.

Em precisando de apoio profissional, agende um horário online.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Agende seu horário