fbpx

Como evitar que o sonho de morar em outro pais vire um pesadelo.

Sonhar é saudável, faz nascer esperança no coração de quem, por algum motivo, em algum momento, esta decepcionado com sua situação presente. Vem então o sonho de mudar para outro lugar e conseguir conquistar uma condição de vida melhor. Mas o que fazer para que o sonho de morar em outro pais não se tornar um pesadelo?

A decisão de morar fora do pais é difícil pois envolve inúmeras questões desde as mais simples como as oportunidades de trabalho/estudo, até mesmo as mais complexas como enfrentar a solidão, o preconceito de ser imigrante e as dificuldades de adaptação.

Para ajudar na sua reflexão é importante que você responda as três questões seguintes:

O que você esta indo buscar fora do Brasil?

Quanto mais claro seu objetivo estiver, mas fácil será traçar os caminhos pelos quais irá alcança-lo.

Porém nem sempre temos um objetivo só, e a maioria das vezes, o maior plano é sair da condição em que se encontra. Muitos vão buscar num pais de primeiro mundo as condições de segurança e estabilidade econômica que não encontram no Brasil.

Entretanto é necessário entender o que você esta buscando, mais do que saber do que você esta fugindo. Fugir de algo nos traz apenas o sentimento de alívio, e essa não é uma boa receita para o sucesso.

A receita do sucesso inclui saber o que desejamos e conseguir aos poucos perceber o quanto estamos mais próximos desta conquista.

Por qual motivo você acredita que não consegue conquistar esse objetivo onde mora atualmente? E por quais motivos acredita que morando fora irá conseguir?

Entender que estratégias já conseguiu utilizar para alcançar seus objetivos pode ajudar muito para prever as dificuldades que irá encontrar. Quanto mais conhecido o terreno, mais fácil se for inserir novos desafios e acompanhar suas conquistas.

Estar em solo desconhecido e com desafios maiores nos gera muito stress e, em consequência, o caminho fica mais árduo. Se conseguir delinear que tipo de dificuldades irá enfrentar, poderá se prevenir antes do problema ocorrer.

Você consegue criar rapidamente uma rede de apoio no pais onde deseja morar?

Uma rede de apoio são pessoas e até mesmo uma estrutura social que lhe permita ter tranquilidade em pontos críticos da vida. Quando nos mudamos para outro pais tudo é diferente – desde o lugar onde você conseguirá encontrar o shampoo para o seu tipo de cabelo, até que tipo de comida você encontrará ou o tipo de relação que você terá com os moradores.

Ter uma rede de apoio, ou seja, um grupo de pessoas com quem você possa se sentir minimamente confortável, ajuda muito para a resolução de pequenos problemas diários que você nem imagina que terá.

Em resumo, estas questões têm o objetivo de trazer maior reflexão sobre quais são seus verdadeiros valores para o momento. Muitas vezes não entendemos exatamente o que desejamos e tomamos decisões por impulsividade. Não é raro, tempos depois, nos arrependermos.

Para evitar arrependimentos, e evitar que o sonho de morar em outro pais se torne pesadelo, é necessário que você faça uma análise sobre os motivos que te levariam a uma mudança tão significativa, analise e tente prever o máximo de dificuldades que irá enfrentar, mas principalmente, garanta que terá apoio de pessoas que possam te oferecer um mínimo de segurança afetiva quando estiver no exterior.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Agende seu horário